Como pintar uma piscina corretamente: 8 simples passos
06
Nov

Como pintar uma piscina corretamente: 8 simples passos

A tinta é um dos revestimentos mais comuns usados na superfície de piscinas. Pode ser encontrada em inúmeras cores e é uma alternativa barata para outras opções mais elaboradas. Ao pintar uma piscina, deve-se primeiro escolher a tinta certa, preparar a superfície da forma correta e seguir todas as instruções de uso do fabricante. Com os materiais certos e um pouco de tempo e esforço, você terá uma piscina nova sem gastar muito dinheiro.
 

1) Escolha o tipo de tinta certo

Compre o mesmo tipo de tinta usado anteriormente na superfície da piscina: Epóxi, borracha clorada ou acrílica. Retire uma lasca da tinta e peça a um revendedor local que a teste para determinar qual tipo de tinta foi usada.


2) Faça a drenagem

Drene toda a água da piscina e remova folhas, sujeiras e detritos.


3) Conserte fissuras

Use cimento hidráulico para consertar e vedar quaisquer fissuras e buracos.Para tanto, siga as orientações do fabricante.


4) Limpe a superfície de concreto.

Remova os resíduos da pintura antiga. Use uma lavadora de alta pressão ou uma espátula e uma escova de aço. Verifique se toda a tinta solta foi removida e limpe a área.
Use uma solução com 50% água e 50% ácido muriático para limpar a superfície da piscina. Esfregue bem as paredes e o chão com uma escova e, em seguida, lave tudo com água limpa.
Limpe a superfície novamente, mas dessa vez com fosfato trissódico (TSP, em inglês) para neutralizar o ácido e remover as áreas densas de óleo ou graxa. Enxágue bem toda a superfície com água limpa.


5) Lave a piscina

Lave toda a piscina mais uma vez, incluindo drenos, lâmpadas, escadas, etc.Retire todo o resíduo de água e deixe-a secar de 3 a 5 dias. Somente a tinta acrílica pode ser aplicada sobre superfícies úmidas.
 


6) Aplique a tinta com um rolo. 

Comece pela parte mais profunda da piscina e siga em direção à parte mais rasa. Use um pincel para alcançar as áreas mais difíceis, como ao redor de lâmpadas, drenos e válvulas.

 


7) Deixe a tinta secar

Deixe a tinta secar de acordo com as instruções do fabricante. Preste muita atenção, especialmente se estiver usando tinta epóxi, uma vez que o tempo é um fator crucial para a adesão correta. Normalmente deve-se esperar de 3 a 5 dias para que a tinta seque antes de encher a piscina novamente.


8) Encha a piscina recém pintada. 

Ajuste o filtro e as características químicas para garantir o funcionamento adequado.

Fonte: Wikihow